...

sábado, 31 de outubro de 2015

Receita de Bolo de chocolate - Marcia Ramos

O bolo de chocolate é um dos preferidos da população, é muito difícil encontrar alguém que não goste desse bolo. Existem vária maneiras de fazer bolo de chocolate, eu como sempre prefiro as mais simples e mais econômicas.
Na minha receita eu uso chocolate em pó, mas pode ser usado achocolatado de boa qualidade para fazer. Antes que você diga que o chocolate em pó é mais caro do que o achocolatado eu vou lhes dizer o seguinte: compro o chocolate em pó em lojas de produtos naturais que sai a  metade do preço. Por exemplo 200 g das marcas tradicionais custa em média R$ 8,00, na loja de produtos naturais eu compro as mesmas 200 g por R$3,00.

Ingredientes
Massa
3 ovos
1/2 copo de óleo
1 e 1/2 copo de leite
1 copo de açúcar
1 copo de chocolate em pó ( ou achocolatado )
2 copos de farinha de trigo
2 colheres sopa de fermento em pó

Cobertura
4 colheres sopa de chocolate em pó
4 colheres sopa de creme de leite

Modo de preparo
Coloque na batedeira os ovos e o açúcar, bata até obter um creme, acrescente o óleo e o leite e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e coloque o chocolate em pó e o trigo, misture com uma espátula, ( costumo por esses 2 ingredientes com a batedeira desligada e misturar um pouco, porque eles são leves e os batedores fazem eles voarem pela cozinha fazendo uma bagunça ), ligue a batedeira e bata até mistura bem  desligue, acrescente o fermento e misture levemente com uma espátula. Coloque em forma untada com margarida e polvilhada com trigo, leve aos forno preaquecido a 180 °C  por 45 min. Retire espete um palito, se o palito sair limpo está pronto. Reserve
Leve ao fogo o creme de leite e o chocolate em pó, mexa até o chocolate em pó derreter, deixe ferver um pouco, desligue o fogo e coloque a cobertura sobre o bolo. 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como fazer Acém na panela de pressão - Marcia Ramos

Essa receita é simples e muito gostosa. Combina bem com arroz branco, feijão e salada...

Ingredientes
1 kg de acém cortado em cubos grandes
3 colheres sopa de óleo
3 dentes de alho picado
1 cebola média picada
2 tomates maduros picados em cubinhos
1 colher sobremesa de sal
1 litro de água fervendo

Modo de preparo
Coloque o óleo na panela de pressão, deixe aquecer, coloque a carne em cubos e deixe ela fritar até dourar, acrescente o alho e deixe fritar um pouco, coloque a cebola e espere murchar, acrescente os tomates e o sal, coloque a água quente até cobrir a carne, pode ser que você não utilize toda ela, vai depender de quanto de água que sua carne soltou, tampe a panela. Espere pegar pressão e deixe cozinhar por 20 min, desligue a panela deixe sair a pressão e abra, passe para um refratário e sirva. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sobremesa de abacaxi ( bombom aberto de abacaxi ) - Marcia Ramos

Essa sobremesa é mais comum com morangos e uva, mas fiz com abacaxi e tornou-se  a minha  preferida. É conhecida como bombom de travessa ou bombom aberto.

Ingredientes
1 abacaxi
2 latas de leite condensado
1 barra de chocolate ao leite
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
1 colher sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo
Coloque o leite condensado em uma panela juntamente com a manteiga, leve ao fogo e deixe apurar até o ponto de brigadeiro branco mole, isto é assim que engrossar um pouco. Tire do fogo e coloque em um refratário. Reserve.
Descasque o abacaxi e pique em cubos, coloque sobre a mistura anterior no refratário.
Separe as barras de chocolate pelos quadrados  já existente nelas, coloque em uma vasilha junto com o creme de leite e derreta em banho-maria ( ou micro ondas ). No banho-maria coloque no fogo e vá mexendo até o chocolate estar derretido, no micro ondas leve ao mesmo por 1 min, retire mexa e leve por mais 30 segundos. 
Coloque em cima do abacaxi e leve a geladeira por 4 horas. E estará pronto para servir. 
 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como fazer Panqueca - Marcia Ramos

Gosto muito de panqueca por ser uma massa leve e fácil de preparar. É uma excelente mistura para variar o cardápio da família. E também pode ser servida como prato único acompanhada de uma salada mista.
 Receita

Ingredientes
Massa
1 ovo
1 xícara de trigo
1 xícara de leite
2 colheres sopa de óleo
2 colheres sopa de queijo ralado
1 colher chá de sal

Recheio
1 peito de frango desfiado
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
5 colheres sopa de óleo
2 colheres sopa de extrato de tomate
sal a gosto

Refratário
1 sachê de molho de tomate pronto ( ou faça um molho a seu gosto )
queijo ralado a gosto

Modo de preparo
Em uma panela coloque o óleo e o alho, deixe dourar levemente, coloque a cebola e deixe murchar, acrescente o peito de frango desfiado e mexa mais um pouco, acrescente o extrato de tomate e um pouco de água quente se necessário. O recheio não pode ser muito úmido. Reserve
No liquidificador bata todos os ingredientes da massa até ficar bem homogêneo.
Em uma frigideira anti aderente coloque um fio de óleo, coloque uma concha de massa de deixe a panqueca dourar, vire e deixe dourar do outro lado, retire a panqueca e reserve. Coloque um fio de óleo e frite a próxima da mesma forma, e assim sucessivamente até fritar todas.
Coloque o molho de tomate do sachê no fundo do refratário, recheie as panquecas e enrole coloque no refratário, cubra com o restante do molho, polvilhe queijo ralado e coloque no forno para gratinar por 15 min. Retire do forno e sirva.

domingo, 25 de outubro de 2015

Torta de tomate e azeitona para o lanche da tarde - Marcia Ramos

Essa torta, ou bolo salgado como alguns preferem falar é fácil e rápida de fazer. Sempre faço quando quero algo diferente para o lanche da tarde, minha família aprecia muito. E quando saboreada ainda morna fica melhor ainda. É uma receita de família que aprendi a fazer quando tinha uns 12 anos. E sempre compartilho com meus amigos e família. Até a família do meu marido gosta muito, apresentei a eles logo que me casei.

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite
1/2 copo de óleo
3 ovos
2 tomates
1 cebola média picada
100 g de azeitonas verdes picadas
3 colheres sopa de queijo ralado
1 colher chá de sal
2 colheres sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo
Comece picando a cebola e coloque numa tigela, pique os tomates e a azeitona para retira o caroço, vá colocando tudo na tigela, acrescente os ovos, o óleo, o leite, o sal, o queijo ralado e o trigo, mexa bem até o trigo estar bem dissolvido, acrescente o fermento e misture devagar. Coloque em uma forma untada com margarida e polvilhada com trigo, leve ao forno 180 °C por 45 min, ou até que a massa esteja dourada na parte de cima. Para confirmar espete com um palito que devera sair limpo.
Bom apetite, espero que gostem, assim como nós gostamos.






sábado, 24 de outubro de 2015

Recheio de ameixa e doce de leite para bolo - Marcia Ramos

Esse recheio eu gosto muito. Ele fica doce e com uma boa consistência, da pra sentir bem o sabor dos ingrediente e não é muito complicado de fazer. Eu não uso doce de leite industrializado, pois se a marca não for boa, seu recheio ficará muito ruim. Sempre que vou usar doce de leite eu cozinha o leite condensado na pressão, o gosto é incomparavelmente melhor.

Ingredientes
2 latas de leite condensado ( cozidos na pressão por 20 min )
1 lata de creme de leite
300 g de ameixa sem caroço ( picada em pedaços )

Modo de preparo
Misture o leite condensado cozido com o creme de leite, acrescente as ameixas picadas e pronto, é só rechear seu bolo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Usando papel arroz para decorar bolos - Marcia Ramos

Para usar o papel arroz, primeiramente é preciso cobrir todo o bolo com chantilly. A parte de cima tem que ficar bem reta e nivelada. Faça uma camada generosa de chantilly na parte de cima e alise bem com uma espátula de forma que fique bem proporcional e lisa para o papel não ficar enrugado. É preciso muito cuidado ao colocar, pois depois de estar em contato com o chantilly ele vai amolecer e não será mais possível tirar. Decore as laterais com chantilly, usando bico de confeitar conforme sua criatividade.
Quando optar pelo papel arroz compre também geleia de brilho, para ser utilizada em cima do desenho do papel arroz, ela deixa o desenho mais bonito e serve para amolecer o papel arroz facilitando na hora de cortar.

Para esse tipo de cobertura você vai usar:
Chantilly
papel arroz
geleia de brilho

Todos vem com instruções de uso do fabricante.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Recheio e cobertura para bolo - Marcia Ramos

Para rechear bolo é preciso mais imaginação do que prática. Basta você pensar em coisas que combinem entre si como chantilly e morango, doce de leite e ameixa, brigadeiro, morango e chocolate etc.
Para a cobertura as vezes é preciso pensar na ocasião se quer um tema. No aniversário da minha filha fiz a galinha pintadinha. Já fiz outros desenhos de criança mais o comum é fazer detalhes com o chantilly e bico de confeitar, também é possível comprar o papel arroz com o tema escolhido em casas especializadas em produtos para festas.

Então uma receita simples para vocês de recheio de morango com doce de leite e cobertura de chantilly.

Ingredientes do recheio
2 latas de leite condensado ( cozidos na pressão por 20 min)
2 caixas de morando
1 lata de creme de leite
2 xícaras de refrigerante sabor guaraná
cobertura
1 caixa de 1 litro de chantilly
Você também vai precisar de uma bandeja para colocar o bolo.

Modo de preparo
Misture em uma tigela o leite condensado cozido com o creme de leite reserve.
Lave os morangos, tire as folhas e corte em pedaços não muito pequenos, separe alguns inteiros para a decoração e reserve
Bata o chantilly conforme instrução da embalagem coloque na geladeira
Corte o pão de ló ao meio coloque na bandeja e molhe a metade com uma xícara de refrigerante, coloque a mistura de leite condensado.
Coloque os morangos picados e um pouco de chantilly em cima dos morangos.
Molhe a outra metade do bolo e coloque em cima.
Cubra com chantilly e alise bem com uma espátula.
Com o restante do chantilly faça uma decoração a seu gosto com os bicos de confeitar e os morangos.
Leve a geladeira até servir.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Recheio e cobertura de chantilly para bolo

Esse bolo é muito simples, pois vamos usar o chantilly para decorar e rechear o bolo.

Ingredientes
2 caixas de morango
1 caixa, de1 litro de chantilly
2 xícaras de refrigerante para molhar  o bolo

Modo de preparo
Bata o chantilly conforme instruções da embalagem, coloque na geladeira
Lave os morangos, tire o cabo e as folhas, reserve alguns para decorar e pique em pedaços não muito pequenos o restante reserve
Parta o bolo ao meio, coloque a metade em uma bandeja ou suporte onde você vai servir o bolo, se não tiver bandeja compre uma do tamanho desejado no supermercado ou casa de decoração para festa,  molhe com uma xícara de refrigerante, coloque  uma camada de chantilly, cubra com os morangos picados. Molhe a outra metade do bolo, coloque em cima da  metade que já esta com o recheio. Cubra com chantilly alisando bem com uma espátula. Decore com o restante do chantilly usando bicos de confeitar conforme sua criatividade coloque os morangos na sua decoração. Leve a geladeira até a hora de servir.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Preparando o pão de ló para o recheio

Depois do pão de ló pronto, precisamos prepará-lo para o recheio e a cobertura. Para isso vamos precisar de uma faca grande, a de cerra é melhor. Calcule a metade do bolo, coloque a faca e vá cortando até chegar do outro lado. Separe as 2 metades, deixe uma na bandeja ou prato onde será servido. O próximo passo é molhar um pouco a massa antes de por o recheio. Todo bolo recheado tem que estar úmido, se a massa estiver muito seca não fica bom é como se fossem coisas separadas a massa e o recheio.
Eu uso refrigerante do sabor guaraná, mesmo no bolo de chocolate, não gosto do sabor do leite, mas cada um tem seu gosto. Se for usar cereja pode usar a calda para umedecer o bolo.
Agora é só escolher o recheio e por, não esqueça de molhar a outra metade antes de por em cima.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Como fazer Bolo Pão de ló

Essa receita de pão de ló não tem erro. É a melhor receita para fazer bolos recheados. Eu cansei de comparar bolos ruins, então resolvi fazer os meus próprios bolos confeitados, é muito triste quando você compra um bolo lindo, paga bem caro e quando vai comer o gosto está  horrível.
Então aqui vai uma receita para quem quiser fazer seu próprio bolo de aniversário mais barato e muito mais gostoso
Minha receita

Ingredientes
10 ovos
300 g de açúcar peneirado
300 g de farinha de trigo peneirado
1 colher sopa de essência de baunilha
2 colheres sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo
Separe as claras das gemas, coloque as claras na batedeira e bata até dobrar de volume, acrescente as gemas peneiradas, para tirar o cheiro forte do ovo. Acrescente a baunilha e vá colocando o açúcar devagar, bata mais um pouco. Desligue a batedeira, misture o fermento na farinha de trigo e vá acrescentando a farinha aos poucos mexendo devagar com uma espátula para misturar com os outros ingredientes. Coloque em uma forma untada com margarina e trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 min. Desligue o forno, tire o bolo e deixe  esfriar, desinforme. Esta pronto para ser recheado a seu gosto.

sábado, 17 de outubro de 2015

Como fazer Lentilha com linguiça

Bem na minha casa comemos lentilha sempre e não somente na virado do ano. Faço para substituir o feijão uma vez por semana, pois variar a alimentação faz muito bem pra saúde. Fica  muito bom com arroz branco e salada.
Essa é minha receita

Ingredientes
1 xícara de lentilha
4 xícaras de água quente
1 gomo de linguiça calabresa em rodelas
4 dentes de alho
1/2 cebola
5 colheres sopa de óleo
sal a gosto

Modo de preparo
Na panela de pressão coloque a linguiça e deixe dourar, acrescente o alho e doure, acrescente a cebola e deixe murchar, coloque a lentilha e a água quente acerte o sal, eu não coloco sal, pois a linguiça é bem salgada, mas pra quem gosta de sentir mais o sal pode colocar um pouco. Tampe a panela e deixe ferver. Quando a panela começar a chiar conte 8 min e desligue. Se preferir ela mais mole deixe por 10 min. Desligue e sirva.



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Como fazer Danete caseiro

Essa sobremesa é bem simples e rápida de fazer. Gasta pouco tempo e fica uma delicia, ótima  para quem vai receber visitas de última hora. E rende bastante então é útil para dias com a família toda reunida.
Aqui vai a receita.

Ingredientes
1 litro de leite
2 caixas de pó para pudim sabor chocolate
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Modo de preparo
Bata os 3 primeiros ingredientes no liquidificador.
Coloque no fogo até engrossar.
Deixe esfriar e misture o creme de leite
Coloque na geladeira por 4 horas
Sirva

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Receita de coxinha com massa de batata

Bem é difícil achar quem não goste de coxinha, é um lanche deliciosa para a tarde, e também pode ser consumido a qualquer horário. Bateu a vontade de comer algo diferente, não quer comer pão no café então vamos de coxinha. Mas vale lembrar que comer muita fritura não faz bem. Então para poder comer coxinha pelo menos uma vez por semana costumo comer carne cozida ou assada. Afinal temos que compensar de alguma maneira...
Aqui vai minha receita de coxinha, rende em torno de 40 coxinhas, faço um pouco maior do que o tamanho padrão de festa.

Ingredientes
3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
4 batatas cozidas e amassadas
3 xícaras de água
2  tabletes de caldo de galinha
1 peito de frango cozido e  desfiado
1/2 xícara de óleo
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola
1 colher sopa de extrato de tomate
1 colher sopa de sal
1 copo de leite
farinha de rosca para empanar
1 litro de óleo para fritar

Modo de preparo
Na panela de pressão coloque as batatas com casca e cozinhe por 10 min. Desligue retire as batatas e deixe esfriar para descascar. Descasque e amasse.  
Na  panela de pressão coloque a metade do óleo, doure o alho, coloque a cebola e deixe dar uma murchada. coloque o peito inteiro com as 3 xícaras de água.Tampe a panela e espere começar a ferver. Deixe cozinhar por 20 min. Desligue. Abra a panela depois que sair a pressão, retire o peito de frango e reserve. Coe a água e meça novamente par ver se tem 3 xícaras, se tiver mais descarte, se tiver menos acrescente mais um pouco e ponha em uma panela grande coloque no fogo juntamente com o caldo de galinha e o restante do óleo. Espere ferver. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem até soltar do fundo da panela e dissolver toda a farinha, desligue o fogo e espere esfriar, coloque em uma bacia grande que de para sovar, coloque a batata e misture bem amassando com as mão.
Desfie o frango e tempere a gosto.
Modele  as coxinhas, passe no leite e na farinha de rosca e esta pronto para fritar.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Farofa de cenoura com uvas passas

A farofa de cenoura é um ótimo acompanhamento para carne de porco. E uma boa maneira de incluir a cenoura na alimentação da família, pois algumas pessoas, não gostam muito de cenoura
Então aqui esta minha receita

Ingredientes
2 cenoura médias
5 colheres sopa de óleo
3 dentes de alho amassado ou picado
1/2 cebola
1/2 copo de uvas passas
2 copo de farinha de mandioca branca
2 colheres café de sal

Modo de preparo
Descasque e rale a cenoura no ralador grosso.
Numa panela coloque o óleo e deixe aquecer, acrescente o alho e deixe dourar, coloque a cebola e deixe  murchar, por ultimo a cenoura,  e 1 colher de café de sal tampe a panela e deixe refogar por 15 min, se necessário coloque um pouco de água quente, mas normalmente a cenoura vai soltar a água necessária. Abra a panela e acrescente a passa deixe aquecer, coloque a farinha de rosca, acrescente o restante do sal e mexa bem para ficar homogêneo. Desligue o fogo e esta pronto pra servir. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Receita de Costelinha de porco

A carne de porco é bem saborosa e custa bem menos do que os cortes de carne vermelha. Da para variar o preparo entre frito e assado, tomando o cuidado de não deixar mal passada. A carne de porco não fica com um sabor tão bom quando mal passada. O ideal é estar sempre no ponto. Essa receita que vou passar é uma das que mais gosto. Eu faço geralmente uma vez  por mês. Combina bem com farofa.
Aqui esta minha receita.

Ingredientes
1 Kg de costelinha de porco sem pele
1/2 xícara de óleo
4 dentes de alho amassado ou picado
1 colher sopa de sal
700 ml de água quente

Modo de preparo
Pique a carne separando pelos ossos um ou dois em cada pedaço, coloque o óleo em uma panela grande deixe aquecer, coloque a carne e deixe dourar para selar, assim o sabor fica mais gostoso. Quando a carne estiver dourada acrescente a água e o sal. Deixe cozinha até a água estar quase seca, acrescente o alho e deixe a carne fritar até estar bem dourada, desligue e sirva com arroz branco, feijão, farofa e salada a seu gosto.
Obs.: Pode ser usado lombo e paleta para fazer essa receita.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como fazer Gelatina em camadas

Gelatina pura é uma sobremesa meio sem graça para ser servida, mas com criatividade podemos transformá-la em uma linda e apetitosa sobremesa de domingo. Com a aparência adequada até quem não gosta vai se deliciar. Essa receita da um pouco de trabalho por causa do tempo para o preparo, mas não pela maneira de fazer que é bem simples. Então vamos a receita.

Ingredientes:
5 caixas de gelatina de sabor diferente. ( usei: limão, abacaxi, pêssego, cereja e amora)
900 ml de água quente
900 ml de água fria
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
óleo para untar a forma

Modo de preparo
Dissolva a gelatina de amora em 150 ml de água quente mexendo bem, acrescente 150 ml de água fria e mexa bem.
Unte com óleo uma forma para pudim com furo no meio, despeje a metade da gelatina de amora, leve ao congelador por 15 min. Na metade restante coloque 6 colheres sopa de leite condensado e 4 colheres sopa de leite de coco, misture bem.
Passados os 15 min, retire a forma do congelador e acrescente com cuidado o restante da gelatina de amora, leve ao congelador por mais 15 min.
Repita com todos os sabores o mesmo procedimento.
Somente na última camada, não será levado ao congelador e sim a geladeira por no mínimo 3 horas.
Desinforme e sirva.

Obs: Pode ser usado qualquer sabor de gelatina, mas use sabores com cores diferentes, para ficar mais bonita. Quanto mais colorida mais bonita fica essa receita. 


domingo, 11 de outubro de 2015

Receita de bolo de fubá simples

Para quem gosta de bolo de fubá essa receita é uma delicia e muito simples de fazer. Sempre faço bolo para comer no café. Minha família aprecia muito, então como boa dona de casa preciso variar as receitas e eu pessoalmente prefiro bolo de fubá ao de chocolate, mas na minha casa ninguém concorda com minha opção. Todos preferem chocolate.
Aqui vai minha receita de bolo de fubá, passo a de chocolate em outra oportunidade.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara  de óleo
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de leite
2 colheres sopa de fermento em pó
1 pitada de sal.

Modo de preparo
Unte uma forma com margarina e passe trigo, reserve. Na batedeira coloque os ovos e o açúcar, bata por 5 min, acrescente o óleo e o leite e continue batendo, acrescente o trigo e o fubá bata um pouco, coloque a pitada de sal e desligue a batedeira. Coloque o fermento e misture delicadamente a mão. Coloque na foram e leve ao forno pré aquecido por 45 min. Espeto com um palito para ver se esta assado, o palito deve sair limpo, se necessário deixe mais um pouco no forno. Espere esfriar e sirva. 

sábado, 10 de outubro de 2015

Como fazer Pudim de leite condensado

O pudim de leite condensado é uma sobremesa simples e deliciosa.
Sempre faço, pois meu marido gosta muito. E descobri que não é só ele.
Passei o final de semana na casa da minha mãe e todos pediram mais no dia seguinte. Então aí vai uma boa receita para receber amigos e parente
muito bem!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata e 1/2 de leite ( use a do leite condensado como medida
3 ovos
 Para o caramelo
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água

Modo de preparo
 Coloque o açúcar com a água  na forma do pudim ( forma padrão ) leve ao fogo mexendo até ficar uma calda transparente, pare de mexer e deixe ferver em fogo médio até começar a dourar, tome cuidado para não queimar a calda, se ficar muito escura seu pudim ficará com gosto amargo. Quando estiver dourada desligue o fogo e espalhe o caramelo pela forma. Reserve. No liquidificador bata o leite condensado, o leite e os ovos por cinco minutos. Despeje a mistura na forma caramelizada. Cubra com papel alumínio e coloque para assar no banho maria. Coloque água fervendo na forma que vai usar para por a forma do pudim. Leve ao forno pré aquecido a 180 °C por 1 hora, tire o papel alumínio e deixe mais 20 min, desligue o forno e deixe o pudim dentro por mais meia hora. Tire do forno e movimente a forma levemente girando para soltar o pudim, use uma faca para soltar o meio onde esta o furo, quando o pudim girar esta solto. Leve a geladeira com a forma por 4 horas então é só desinformar e servir.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Berinjela refogada com carne moída e pimentão

 Faço a berinjela refogada para evitar a forma tradicional de fazer ela
frita a milanesa. É mais saudável e o gosto fica muito bom.

Ingredientes

1 berinjela média cortada cubo ( corte e deixe de molho na água fria
com uma pitada de sal para não ficar escura )
1/2 pimentão amarelo cortado em cubinho
1/2 pimentão verde cortado em cubinho
2 tomates picados ( não precisa tiras a pele e nem a semente )
3 dentes de alho amassado ou picado
1 cebola média picada
250 g de carne moída
5 colheres sopa de óleo
1/2 copo de água quente
1 colher chá de sal

Modo de preparo

Coloque o óleo em uma panela grande, espere aquecer e coloque o alho, deixe doura, acrescente a cebola e mexa até murchar, acrescente a carne moída e refogue até mudar de cor, acrescente o sal, o tomate e o pimentão deixe refogar por 10 min. Coloque a água e por ultimo a berinjela, mexa de vez em quando até a berinjela amolecer, depois que tiver mole não mexa mais. Leva uns 15 min, se for necessário acrescente mais um pouco de água.

Obs.: Pode ser usado apenas um tipo de pimentão se preferir ou verde, ou amarelo. Geralmente não uso o vermelho, pois o tomate já é vermelho, gosto do colorido para dar mais apetite.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Como fazer Frango ao molho

Gosto de fazer frango cozido, pois é mais saudável do que o frito e da menos
trabalho do que o assado.
Minha receita favorita

Ingredientes:
1 frango inteiro cortado em pedaços
4 dentes de alho amassado ou picado
1 cebola média
50 ml de óleo
1 litro de água fervendo
3 colheres sopa de extrato de tomate
1 colher sopa de sal

Modo de preparo
Coloque o óleo em uma panela grande, deixe aquecer. Coloque o frango e deixe dourar, mexa de vez em quando até que esteja dourado por igual, coloque o alho e deixe mais um pouco para o alho dourar também, coloque a cebola e mexa até dar uma murchada, acrescente o sal, o extrato de tomate e a água e mexa para dar uma misturada, tampe a panela e deixe no fogo por 45 min. Desligue o fogo e sirva.
Obs. Pode acrescentar salsinha e cebolinha 5 min antes de desligar, ou outra erva de sua preferência que combine com frango.
Se estiver com pouco tempo pode inverter o processo, refogue o alho com a cebola no óleo, coloque o frango, o sal o extrato de tomate e a água sem deixar o frango dourar, fica gostoso também. 


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como fazer Macarrão simples

Algumas pessoas tem dificuldade em acertar o ponto do macarrão. Eu nunca erro, pois criei meu próprio método. Não sigo o tempo da embalagem, pois elas sempre dizem de sete a dez minutos, mas acaba ficando duro ao invés de aldente.
Minha receita
Ingredientes

500 g de macarrão
4 litros de água
1 colher sopa de sal

Para o molho
250 g de carne moída
300 ml de água fervendo
1\2 cebola
2 dentes de alho
3 colheres sopa de extrato de tomate
1\2 colher chá de manjericão desidratado
5 colheres sopa de óleo

Modo de preparo coloque o macarrão e vá mexendo de vez em
Coloque a água para ferver em uma panela grande, quando levantar fervura coloque o sal, mexa para não grudar. Quando começar a ferver conte 15 min, escorra.
Em uma panela média coloque 5 colheres sopa de óleo, pique o alho coloque na panela, deixe dourar, acrescente a cebola e deixe murchar, coloque a carne moída, deixe refogar até mudar de cor. Acrescente o extrato de tomate e a água. Deixe ferver por  15 min, acrescente o manjericão deixe ferver mais 5 min, coloque sobre o macarrão e siva. ( Eu vou fazendo o molho enquanto a água da massa vai esquentando para ganhar tempo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como fazer Arroz integral

A maioria das pessoas não gostam de arroz integral,
mas ele é muito gostoso, quando você se acostuma,
lembre-se o quanto ele faz bem para sua saúde.
O arroz integral é mais duro que o branco, por isso leva mais tempo para cozinhar e precisa de mais água. E ele rende mais.Eu uso a metade da medida do arroz branco.

Receita
1 copo tipo requeijão de arroz
2 copos e 1/2 de água  fria
2 colheres sopa de óleo
2 dentes de alho amassado ( ou picado )
1/2 colher chá de sal

 Modo de preparo
Em uma panela coloque o óleo, doure o alho, coloque o arroz com a água fria, e o sal, tampe a panela e espere ferver, diminua a fogo e deixe cozinhar até a água secar, desligue o fogo e estará pronto para servir. 









sábado, 3 de outubro de 2015

Como fazer Arroz branco

Para o seu arroz branco ficar soltinho, você precisa aprender a usar medida para cozinhar, nada de fazer de olho. Quando você aprende a usar medida na cozinha sua comida terá um padrão, e não vai ser cada dia de um jeito.
Comece escolhendo uma medida, pode ser um copo medidor daquele que compramos no mercado, ou então pegue um copo que você tenha.
Eu uso o copo de requeijão como padrão para minhas medidas. Não importa sua medida, apenas lembre que a água será o dobro do arroz.
Receita
2 copos requeijão de arroz
4 copos requeijão de água fria
1/2 colher chá de sal ( uso pouco sal, experimente e acrescente um pouco mais se for do seu gosto )
2 dentes de alho
2 colheres sopa de óleo
Em uma panela coloque o óleo e refogue o alho até dourar, acrescente o arroz e a água e o sal ( eu não frito o arroz e não uso água quente, uso fria). Tampe a panela e espere ferver, quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água  secar completamente. Estará pronto pra servir.
Bom apetite.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como cozinhar Feijão branco

O feijão branco não deixo de molho. Ele é mais mole e cozinha em 15 min. Escolho, lavo e coloco na panela de pressão, espero começar a ferver e deixo por 15 min. Desligo a panela e deixo a pressão sair. Abro a panela, coloco 1 colher chá de sal. Em uma panela menor aqueço 5 colheres sopa de óleo com 3 dentes de alho amassado ( pode ser picado se preferir) espero o alho dourar, desligo o fogo espero esfriar um pouco o óleo e coloco sobre o feijão. Deixo ferver por 10 min e desligo.
Obs.: Eu uso pouco sal. Mas pode se salgar a seu gosto.
Não uso cebola para durar mais, se colocar cebola consuma no dia, a cebola faz o feijão azedar mais rápido.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como cozinhar Feijão preto

O feijão preto, para facilitar o cozimento eu deixo de molho na noite anterior. Cozinho 500 g. Escolho para tirar as impurezas, lavo e coloco em uma tigela de vidro com um litro de água fria, se você mora em um local onde faça muito calor ponha na geladeira. Na hora de cozinhar, coloco o feijão em uma panela de pressão com a água onde ele estava de molho e acrescento mais um litro de água. Coloco a panela no fogo e quando pega pressão conto 15 min e desligo.
Deixo a pressão sair sozinha, abro panela e tempero o feijão.

Meu tempero:
Ingredientes
5 colheres sopa de óleo
3 dentes de alho amassado ( ou picado )
1 colher de chá sal ( eu uso pouco sal, então pode salgar a gosto )
 Coloco o sal diretamente na panela do feijão. Em uma panela pequena coloco o óleo e o alho, deixo o alho dourar, quando esta dourado deixo esfriar um pouco e coloco em cima do feijão, deixo ferver mais 10 min e desligo o fogo. Esta pronto para servir.
Obs.: Não uso cebola, pois se você vai guardar o feijão por mais de um dia a cebola faz com que ele azede mais rápido. Também não congelo, o gosto não fica tão bom depois de descongelar. Mantenho na geladeira e esquento o que vou usar.
Se você não quiser deixar de molho na noite anterior, cozinhe-o por 30 min. O objetivo de eu deixar de molho é cozinhar mais rápido.